terça-feira, 21 de junho de 2016. Escrito por Paula Ramos Franco Dabus.
d/4/d/e31a825a4d278fdee580ab274d5a5.jpg

Empreendimento multiuso é aquele que reúne em um mesmo complexo apartamentos residenciais, conjuntos comerciais, centros de compras e conveniências. As construtoras estão investindo nessa tendência, que surgiu nos Estados Unidos e está cada vez mais presente em grandes cidades como São Paulo.

Alguns desses empreendimentos dispõem de lojas, cinema, teatro, restaurantes, bancos, academia, supermercados e salão de beleza. Dessa forma, os moradores desses complexos têm a opção de morar, trabalhar e fazer compras no mesmo lugar.

Em cidades de trânsito intenso parece o paraíso poder fazer tudo à pé. Esse é um dos principais motivos pela alta procura por esse padrão de empreendimento.

Muitos profissionais buscam os edifícios que integram apartamentos e escritórios pela comodidade e economia com meio de transporte, já que diminuem a necessidade de manutenção no carro, uso de combustível e estacionamento. Esse modelo também funciona muito bem para jovens e pessoas que moram sozinhas, ou casais que trabalham fora o dia inteiro e prezam por serviços de fácil acesso.

Outra vantagem dos edifícios multiuso é que alguns deles oferecem serviços de concierge, motoboy, pequenos consertos, lavanderia e limpeza dos apartamentos, ideal para esse mesmo tipo de morador, que preza mais pela praticidade e conveniência do que pela privacidade.

Por outro lado, os empreendimentos multiuso têm algumas desvantagens. Geralmente, os imóveis são mais compactos, com um ou dois dormitórios, e o número de apartamentos é bem alto. Ou seja, não existe muita privacidade e as áreas comuns estão sempre cheias. É preciso paciência para lidar com fluxo intenso nas garagens e elevadores, especialmente nos horários de pico.

Outro aspecto que deve ser considerado é o valor do condomínio. O morador pode acabar pagando bem caro por tanta comodidade, serviços e conveniência, além de uma grande equipe de zeladores, seguranças, faxineiros e manobristas.

O alto fluxo de pessoas e as atividades comerciais nesses empreendimentos também impacta na segurança dos moradores e é um dos principais motivos de reclamações nesses condomínio.

O ideal é se informar de detalhes importantes antes de optar por esse tipo de moradia. Verifique se os elevadores e entradas para os edifícios comerciais e residenciais são separados, se a garagem é comum para ambos, se há restaurantes que exalem cheiros fortes perto da sua unidade, como é feito o rateio de contas e outros incômodos que podem impactar no seu orçamento, segurança e rotina.